Buscar
  • henriquekipper

MITO 5: “GÓTICO É TUDO VIADO, LÉSBICA OU PUT@”

MITO 5: “GÓTICO É TUDO VIADO, LÉSBICA OU PUT@”


O visual gótico é uma escolha estética que não indica orientação sexual, apenas subverte o sistema de aparências de gênero tradicional. Como a subcultura gótica é uma das poucas que faz isso, mesmo dentro do cenário alternativo, temos a característica de incomodar até mesmo outros segmentos alternativos.

Mas infelizmente muitos “alternativos” querem apenas comprar rótulo de alternativos para colocar na estante da sala, sem precisar lembrar que alternativo significa entender e aceitar o outro que é diferente- e se não for pedir muito- gostar e defender o diferente.


Novamente a participação de pessoas com mentalidade não-alternativa e sem capacidade de questionar valores dominantes da sociedade brasileira nos levam a ouvir este tipo preconceito.


A sociedade brasileira- mais eu outras- caracterizada historicamente por seu machismo, misoginia, heteronormatividade e homofobia não consegue lidar com uma subcultura que rompe com estereótipos comportamentais e visuais do que deve ser masculino ou feminino, independente de qualquer orientação sexual.


Boa parte do preconceito contra visual gótico serve apenas para disfarçar homofobia (ou heteronormatividade) e machismo sob a desculpa de “bom gosto”. Ser Gótico não se relaciona com esta ou aquela orientação sexual, mas apenas com a questão de respeitar a diferença dos outros. "Feminilidade" é uma das características da Subcultura Gótica como explicamos no VOL 1. de Happy House in a Black Planet (BAIXE AQUI), características relacionadas não só com o histórico da subcultura gótica mas com sua base nas características da Literatura Gótica, que comentamos longamente no VOL. 2 de Happy House in a Black Planet (BAIXE AQUI). VOLTAR PARA O TEXTO "10 MITOS QUE PREJUDICAM A CENA GÓTICA BRASILEIRA"

275 visualizações

©2018 by GOTHIC STATION. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now