Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

IDENTIFICAR E COMBATER O FASCISMO EM TODAS SUAS FORMAS:

PARA IDENTIFICAR E COMBATER O FASCISMO EM TODAS SUAS FORMAS: Você pode ler os textos completos de Umberto Eco e Wilhelm Reich, ou baixá-los em pdf, nos links no final do texto. Aqui buscamos fazer apenas um pequeno resumo. Recomendamos a leitura dos textos originais. O fascismo não é um simples autoritarismo, é uma ideologia ou doença emocional social coletiva que pode aparecer em diversos regimes políticos e econômicos. Também não existe apenas um tipo de fascismo: como Eco ressalta, existem características permanentes, mas a mudança de uma ou outra resulta e tipos diferentes de fascismo, que podemos identificar no imperialismo norte americano ou russo, no colonialismo europeu, no nacionalismo ou em pseudodemocracias. Assim, regimes como o de Hitler ou Mussolini são apenas dois tipos de fascismo, precisamos ficar atentos para Diferente do autoritarismo simples, em que o aparelho de repressão controla a população apenas pela força e medo, o Fascismo inclui uma interação social em que parte da população “adoece coletivamente”, colaborando com o regime. Por isso as questões psicológicas são analisadas profundamente por Wilhelm Reich e outros psicólogos e psicanalistas.

Vamos ver abaixo algumas características recorrentes do fascismo, deixando clara que apenas uma delas isoladamente não caracteriza fascismo, mesmo sendo algo ruim. Podemos ter um regime fascista sem alguma dessas também.

Temos no fascismo uma combinação cultural, psicológica, social e econômica que costuma apresentar a maioria sestas características a seguir, mesmo que falte alguma:

- Ética Militar e militarização dos valores da sociedade, formação de brigadas juvenis militarizadas, ou educação militarizada - Autoritarismo - Populismo e/ou culto de um “grande líder” - Discurso Nacionalista, geralmente usando simbologia de “mãe-pátria”, terra mãe ou pureza do sangue, etc. Por isso o “inimigo” é identificado como “impuro ou “sujo”, fonte de “nojo”, com uma simbologia sexual/religiosa implícita. - Linguagem de “pureza e força” para combater o “mal”, que é identificado como algo “sujo” ou “nojento”, “fraco”, “não-masculino” ou “não-humano” - Conservadorismo e Tradicionalismo Social - Perseguição, prisão, assassinato ou banimento da oposição, sendo comum algum tipo de campo/prisão de “reeducação” ou extermínio, usado para eliminar alguma minoria e/ou opositores políticos - Xenofobia ou Racismo, Homofobia e/ou Machismo (relacionado à linguagem de "pureza" e "força") - Desprezo e perseguição a artistas e intelectuais que não sigam a cartilha do regime - Discurso de “liberdade para os que merecem”, ou para “os fortes” o que geralmente significa exclusão, escravidão ou extermínio para algum grupo definido como “causa de todos os males” - Desprezo pelas /ou destruição das instituições democráticas (podem ser eliminadas ou transformadas em fantoche) - Geralmente desenvolve uma “imprensa oficial” única e reprime ou proíbe pluralidade de imprensa e artes - Modelo Único de Crença: ou define uma religião única (Teocracias podem ser consideradas Fascistas), ou ateísmo como padrão obrigatório - Na ausência de um judiciário independente (com direito de defesa), estabelece um sistema de paranoia e denuncismo social personalista como forma de estabelecer controle social Importante: A parte não é o todo: uma ou outra dessas características isoladas, apesar de negativas, não caracteriza fascismo. Por exemplo os anarquistas desprezam as instituições democráticas tradicionais, mas por outros motivos, e não apresentam outras características aqui descritas. Também há nacionalistas não fascistas. Etc. Você pode baixar abaixo os textos completos desses dois autores que aprofundam mais essa questão: O FASCISMO ETERNO – Umberto Eco: https://deusgarcia.files.wordpress.com/2018/06/eco-o-fascismo-eterno.pdf PSICOLOGIA DE MASSAS DO FASCISMO – Wilhelm Reich: https://averdade.org.br/novo/wp-content/uploads/2020/09/Livro-54-WILHELM-REICH-A-PSICOLOGIA-DE-MASSAS-DO-FASCISMO.pdf

Boa leitura!


H. A. Kipper

Henrique Antonio Kipper/Gothic Station - Av. André Luiz, 374, Picanço - Guarulhos - SP - CEP: 07082050 

CPF: 80848079949 - fone: (11) 989386235 - e-mail: henrique_kipper@yahoo.comPolíticas de Entrega

©2018 by GOTHIC STATION. Proudly created with Wix.com