A MAIOR FAKE NEWS MUSICAL DOS ANOS 80

“O pós-punk também reconstruiu pontes com o próprio passado do rock, vastas faixas das quais foram colocadas fora dos limites quando o punk declarou 1976 como o Ano Zero. No processo, foi instalado um mito que ainda persiste até hoje (...): a noção do pré-punk do início dos anos 70 como um deserto. Na verdade, esse foi um dos períodos mais ricos e diversificados da história do rock” (…)

“Os grupos pós-punk (...), redescobriram essas riquezas, inspirando-se na parte mais artística do glam rock (Bowie e Roxy Music), ou de excêntricos out-rock como Beefheart e, em alguns casos, o extremo mais agudo do progressivo (Soft Machine, King Crimson e até Zappa).”


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“Retrospectivamente, é o punk rock que parece a aberração histórica - um retorno ao zero do rock 'n' roll básico que, no final das contas, acabou sendo um pontinho em um continuidade ininterrupta de art-rock abrangendo os anos setenta do início ao fim ”. (…) “1977 (...), na verdade a música pós-punk foi muito mais profundamente afetada pelos quatro álbuns relacionados a Bowie daquele ano: seu próprio Low e ‘Heroes’; e The Idiot and Lust for Life, de Iggy Pop, ambos produzidos por Bowie. Todos gravados em Berlim, essa série surpreendente de álbuns impactou enormemente os ouvintes que já suspeitavam que o punk rock estava se tornando apenas mais do mesmo de sempre sem novidades. Os álbuns de Bowie e Iggy propuseram uma troca do rock 'n' roll americano pelo Europeu e por um som frio e controlado modelado nos ritmos "motorizados" teutônicos do Kraftwerk e Neu!; um som em que os sintetizadores tinham um papel tão importante quanto as guitarras.”


Fonte: Reynolds, Simon. Rip it Up and Start Again: Postpunk 1978-1984 . Faber & Faber.