NEUE DEUTSCHE TODESKUNST: A Renovação da Música Gótica nos anos 90

NEUE DEUTSCHE TODESKUNST: A Renovação da Música Gótica no início dos anos 90

No final dos anos 1980 e começo dos anos 90 emergiu um movimento relacionado à música gótica e darkwave: a Neue Deutsche Todeskunst (ou NDT), que em em uma tradução livre, significa algo como “Nova arte alemã da morte”, também uma referência a anterior Neue Deutsche Welle (ou NDW), Nova Onda ou New Wave alemã.


Com trabalhos extremamente originais, nomes essenciais desse período são o Das Ich, Goethes Erben, Endraum, Lacrimosa e Relatives Menschmen, sem esquecer Sopor Aeternus, Illuminate, Sanguis et Cinis e muitos outros.


A NDT trazia novidades tanto musicais, quanto líricas quanto visuais. Na lírica, vemos um enfoque maior em filósofos e poetas como Gottfried Benn, Georg Trakl, Goethe, expressionimo em geral além de literatura gótica e surrealisma. Temáticas existencialistas, saudosistas e antireligiosas são recorrentes, assim como o próprio nome do estilo indica, o tema existencial da morte. Na música temos um aumento da diversidade com inclusão de elementos neoclássicos, instrumentos acústicos ligados a música clássica, desenvolvimento do eletro-goth quese misturam a darkwave, gothic rock e synth mais tradicionais.

As performances tendem a incorporar mais elementos teatrais intensos e dramáticos, em uma estética paralela ao excesso e choques da literatura gótica.

A NDW ajudou a atualizar a música gótica e darwave nos anos 1990, influenciando o estilo até hoje, abrindo as portas para novas sonoridades que se tornaram tradição na subcultura gótica.

Veja um vídeo comentando sobre estas e outras bandas que marcaram a renovação da música gótica/wave nos anos 90: Ouça abaixo NEUE DEUTSCHE TODESKUNST & OUTRAS bandas surgidas no final dos anos 80 e anos 90:


DAS ICH:

https://www.last.fm/de/music/Das+Ich


https://open.spotify.com/artist/7LhCMNjTNM9R2a0fajH9l8

ENDRAUM:

https://www.last.fm/de/music/Endraum