top of page

NEUE DEUTSCHE TODESKUNST: A Renovação da Música Gótica nos anos 90

NEUE DEUTSCHE TODESKUNST: A Renovação da Música Gótica no início dos anos 90

No final dos anos 1980 e começo dos anos 90 emergiu um movimento relacionado à música gótica e darkwave: a Neue Deutsche Todeskunst (ou NDT), que em em uma tradução livre, significa algo como “Nova arte alemã da morte”, também uma referência a anterior Neue Deutsche Welle (ou NDW), Nova Onda ou New Wave alemã.


Com trabalhos extremamente originais, nomes essenciais desse período são o Das Ich, Goethes Erben, Endraum, Lacrimosa e Relatives Menschmen, sem esquecer Sopor Aeternus, Illuminate, Sanguis et Cinis e muitos outros.


A NDT trazia novidades tanto musicais, quanto líricas quanto visuais. Na lírica, vemos um enfoque maior em filósofos e poetas como Gottfried Benn, Georg Trakl, Goethe, expressionimo em geral além de literatura gótica e surrealisma. Temáticas existencialistas, saudosistas e antireligiosas são recorrentes, assim como o próprio nome do estilo indica, o tema existencial da morte. Na música temos um aumento da diversidade com inclusão de elementos neoclássicos, instrumentos acústicos ligados a música clássica, desenvolvimento do eletro-goth quese misturam a darkwave, gothic rock e synth mais tradicionais.

As performances tendem a incorporar mais elementos teatrais intensos e dramáticos, em uma estética paralela ao excesso e choques da literatura gótica.

A NDW ajudou a atualizar a música gótica e darwave nos anos 1990, influenciando o estilo até hoje, abrindo as portas para novas sonoridades que se tornaram tradição na subcultura gótica.

Veja um vídeo comentando sobre estas e outras bandas que marcaram a renovação da música gótica/wave nos anos 90: Ouça abaixo NEUE DEUTSCHE TODESKUNST & OUTRAS bandas surgidas no final dos anos 80 e anos 90:


DAS ICH:


ENDRAUM:


https://open.spotify.com/artist/6EOiFKvIo2kxvo1xPp5F6S GOETHES ERBEN (e seus vários projetos):


SOPOR AETERNUS:






O que mais rolava nos anos 90? Muito chegou atrasado no Brasil, devido ao atraso da liberação da internet aqui e em outra parte ao conservadorismo 80's das casas noturnas alternativas de São Paulo, que apostavam no "revival" como opção lucrativa. Mas outros grupos dessa geração e seguinte foram chegando e se popularizando: SILKE BISCHOFF:


WOLFSHEIM:

DIARY OF DREAMS:



LOVE IS COLDER THAN DEATH:




E muitos outros.


No REINO UNIDO e outros países a música gótica também seguia sua evolução, mas isso fica para um próximo post. Veja álbuns destaques dos anos 90 entre nosso top 100 álbuns para conhecer música gótica/darkwave.


divirta-se com boa música!


Kipper (parte da matéria sobre Das Ich publicada na revista Gothic Station 4: você pode baixar esta e todas as edições completas AQUI=DOWNLOADS)


PLAYLISTS GOTHIC STATION


ABC DE BANDAS


<3








bottom of page