10 COISAS QUE OS GÓTICOS NÃO SÃO!

10 COISAS QUE OS GÓTICOS NÃO SÃO!


Salvo poucas exceções, ao longo dos anos, muitas TVs e jornais tem divulgado alguns estereótipos e caricaturas, ou generalizando casos isolados sobre Góticos a tal ponto que isto faz com que pessoas acabem se sentindo atraídas ou tendo preconceito contra os Góticos… pelos motivos errados! Se você vai rejeitar e criticar ou se sentir atraído é melhor que seja pelos motivos corretos.

1- GÓTICO NÃO É RELIGIÃO NEM SEITA – Somos parte de uma subcultura – ou cultura alternativa – que não proíbe nem determina a escolha que uma pessoa pode fazer ou deixar de fazer a respeito de religião. Por isso, existem Góticos de todas as religiões: cristãos (católicos, evangélicos, protestantes, pentecostais etc), espíritas, budistas, judeus, umbandistas, wiccans, agnósticos etc, e também góticos ateus e sem religião. Por isso, podemos dizer que a subcultura Gótica é “laica”: um espaço aberto para pessoas de qualquer religião ou sem religião, desde que todos se respeitem mutuamente.

2- GÓTICO NÃO É SÓ FASE DA ADOLESCÊNCIA OU MODA PASSAGEIRA – Existem góticos e góticas de todas as idades, da adolescência até 50 anos ou mais. Somos homens e mulheres trabalhadores, pais responsáveis e que sustentam suas famílias e filhos. Apesar de existirem adolescentes que se tornam góticos momentaneamente somente por modismo ou revolta, na era da internet cada dia vemos mais indivíduos mais jovens bem informados sobre a sobre a subcultura gótica. A subcultura gótica como a conhecemos hoje já se desenvolve há mais de 30 anos ininterruptamente, continuando a evoluir no século XXI.

3- GÓTICO NÃO É ORIENTAÇÃO SEXUAL NEM OPÇÃO DE RELACIONAMENTO – Existem góticos, góticas e góticxs de todas as orientações sexuais e identidades de gênero, e respeitamos todas elas, pois isso é uma questão privada. Isso não tem nada a ver com ser ou não Gótico, nem com ser ou não alternativo, mas com respeitar todas as escolhas pessoais. O tipo de visual que usamos não tem relação com nossas orientações sexuais ou de tipo de relacionamento ou caráter. Góticos e góticas fazem as mesmas opções de relacionamento, como em todos os grupos sociais: alguns são casados para sempre ou "eterno enquanto dure", outros noivos ou tem relacionamentos estáveis ou abertos, outros namoram ou só “ficam”, outros são celibatários, assex, etc e outros são promíscuos. 4- GÓTICOS NÃO TÊM UM TIPO FÍSICO DEFINIDO – Ter certo tipo físico ou étnico não faz de você mais ou menos Gótico! Góticos podem ser mulatos, brancos, negros, orientais, cafuzos, mamelucos, albinos, aliens verdes, aliens listrados etc! E podem ser gordos, baixos, magros, altos, fortes, franzinos, ter olhos claros ou escuros, ou qualquer combinação de tipo físico imaginável.

5- GÓTICOS NÃO SÃO VÂNDALOS DE CEMITÉRIO – Valorizamos a arte das esculturas e arquitetura dos cemitérios. Os cemitérios, além de ótimos lugares para um passeio tranquilo, são também ótimos espaços para a reflexão sobre o sentido de nossas vidas em meio a correria e velocidade desumanizante do mundo atual. Por isso, seria totalmente incoerente para um Gótico depredar ou vandalizar um Cemitério. Importante: existem outros grupos de pessoas que visitam cemitérios, não só Góticos! (E nem todos os Góticos visitam cemitérios).

6- GÓTICOS NÃO SÃO DEPRIMIDOS – Depressão é uma doença, que pode ter origem através de um desequilíbrio biológico ou ser causada por fatos de sua vida. Em qualquer um dos dois casos você precisa de um psicólogo e/ou psiquiatra, não se tornar Gótico. Nós Góticos gostamos muito de nos divertir, rir, encontrar os amig