top of page

MITO 6: “TEM QUE FAZER PELA CENA”

MITO 6: “TEM QUE FAZER ALGO NA CENA” OU “FAZER PELA CENA”


O que significa isso?


Você já deve ter ouvido: “TEM que apoiar a cena local”, “TEM QUE fazer pela cena”, etc “tem que isso” e “tem que aquilo”...


Mas quando algo se torna "dever" as pessoas não querem nem de graça, por melhor que seja.

Psicologicamente, colocar algo como "dever" afasta as pessoas, e tira o prazer até do que seria prazer. Essa ideia de “dever” e “sacrifício” é uma grande máquina geradora de status, mas baseada em uma lógica de fracasso e escassez, como já comentamos no Mito 2.


Mas a única coisa que é real é você ter prazer e se identificar com a subcultura gótica; se identificar e vivenciar um conteúdo cultural e artístico alternativo de forma prazeirosa. Todo o resto é consequência.

Cansei de ver as mesmas estratégias discursivas nos prejudicando ano após ano, repetidas vezes ao longo de diversas gerações.


Por exemplo, quando alguém diz "tem que apoiar as bandas nacionais porque elas são nacionais ou tem que apoiar sua cena local" se está prejudicando as bandas nacionais, pois algo está sendo proposto como dever.


Mas você só atrai por encantamento, qualidade e prazer.


E atrai quando é visto, por isso o artista precisa “ir onde seu povo está” (como diz a canção). E hoje o “povo” está online, juntos mas espalhados por todo Brasil e mundo.

Senão é só como aquele conhecimento que você “aprendeu” para uma prova ou vestibular, e logo depois não lembra mais. Não lembra pois não aprendeu, só aprendemos quando desenvolvemos vínculo afetivo.

E “ter que” impede a formação de vínculo afetivo.


Portanto, siga o prazer e a alegria, são essas coisas que nos levam a busca pelo conhecimento, que alimentam nossa curiosidade.


bottom of page