©2018 by GOTHIC STATION. Proudly created with Wix.com

MITO  9: “A CENA BLÁ, BLÁ, BLÁ...”

June 3, 2018

MITO  9: “A CENA BLÁ, BLÁ, BLÁ...”
 

Se você está frequentando a cena gótica brasileira já deve ter ouvido frases e textos que começam assim “A Cena está...” ou “porque a cena então...” etc.

Nos referimos a essa construção em que a palavra “cena” aparece sem um adjetivo que a define. Que “cena” seria essa? Cena Metal? Cena Punk? Cena Hardcore ou Emo? Cena Indie? Ou...? O uso dessa expressão indefinida está arraigada em vários dos outros mitos que já comentamos, e em diversos preconceitos contra a cena gótica e o estilo gótico.

 

Sim, porque quando você estabelece um conceito “cena” indefinida, você abre as portas para qualquer deturpação, ou para protagonismo de alguma cena alternativa X em detrimento de algum outra cena ou estilo. O conceito de underground é usado da mesma forma, descaracterizando ou pasteurizando cenas com características específicas.


Por isso é sempre importante definirmos de que cena estamos falando, pois cada uma tem suas características e tradições próprias.

 

E, principalmente, cada cena subcultural específica tem seus problemas e peculiaridades, sendo que muitas vezes também os hábitos, valores e comportamentos são incompatíveis ou conflitantes.


Por outro lado, o conceito de “cena alternativa” é um rótulo muito usado para vender uma versão socialmente aceitável de um “pool” de estéticas para turistas que não se interessa especificamente por nenhuma delas.

 

Sem identificar se estamos falando da cena gótica ou de qualquer outra cena não temos como identificar nossos problemas específicos, nem resolvê-los.

Causas macro nos influenciam a todos, mas ao vermos que vários dos problemas da cena gótica/darkwave não acontecem em outras cenas brasileiras, precisamos nos voltar para as dinâmicas peculiares no interior da cena gótica brasileira para encontrar soluções e desconstruir discursos que nos condenam a repetir dinâmicas destrutivas ou fracassistas. 


Usando um conceito de “cena” genérico acabamos perdendo as nossos especificidades, permitindo distorções e ficando cegos para a solução de nossos problemas recorrentes ao longo das décadas.

VOLTAR PARA O TEXTO "10 MITOS QUE PREJUDICAM A CENA GÓTICA BRASILEIRA"

 

 

Please reload

Our Recent Posts

FASCISMO: uma PESTE EMOCIONAL que nos atinge em qualquer ideologia ou modelo econômico

March 28, 2019

Lançamentos 2019

(em atualização até o final do ano de 2019)

SOPOR AETERNUS - Death and Flamingos:
https://open.spotify.com/album/4F85qRO7gIP1hq03n1yjq...

DESTAQUES DE 2019:

March 16, 2019

LANÇAMENTOS destaque 2009-2019

March 16, 2019

1/1
Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now